Quais são os carboidratos complexos e por que precisamos deles?

Quais são os carboidratos complexos e por que precisamos deles?

 

Você já ouviu alguém mencionar “carboidratos complexos”, e você se perguntou sobre o que eles estavam falando?

Basicamente, os carboidratos são simples ou complexos.

À primeira vista, você pode pensar que carboidratos simples são melhores para o seu corpo.

Eles são quebrados simplesmente, então não faz sentido que estes sejam saudáveis ​​para você?

Na verdade, o oposto é verdadeiro.

 

A diferença entre os carboidratos complexos (bons) e simples (ruins)

Os carboidratos complexos e simples diferem muito em como eles são absorvidos em seu corpo.

Eles também são digeridos de forma diferente.

Pense em carboidratos simples como açúcares simples.

Os carboidratos simples são quebrados rapidamente e não fornecem nutrição, apenas energia.

Os carboidratos complexos fornecem muitos nutrientes e minerais, bem como energia.

Os carboidratos complexos têm cadeias moleculares mais longas.

Então, leva muito tempo ao seu corpo para quebrá-los e absorvê-los.

Isso leva a uma distribuição uniforme de energia por um longo período de tempo e a uma sensação de plenitude muito maior.

Os carboidratos simples, como os fornecidos pelo açúcar refinado, entram na corrente sanguínea

imediatamente.

Eles são processados ​​rapidamente, têm pouco valor nutricional e conduzem a armazenamento de gordura, picos curtos de energia e queda de energia.

 

Por que seu corpo precisa de carboidratos complexos

Os carboidratos complexos são importantes por alguns motivos.

Como mencionado acima, eles são ricos em nutrientes e minerais.

Eles têm todas as vitaminas, fitonutrientes e saudável, o bem natural que seu corpo precisa para funcionar corretamente.

Geralmente, eles também são muito altos em fibras alimentares.

A fibra mantém seu sistema digestivo funcionando corretamente e ajuda você a regular um peso corporal naturalmente saudável.

Os carboidratos complexos são ricos em energia e entregam essa energia de forma consistente durante um longo período de tempo.

 

Os carboidratos “bons” promovem o bom sono, aumentam a função cerebral e um sistema nervoso saudável.

 

Em muitos casos, eles também são baixos em calorias, em oposição aos carboidratos simples não saudáveis.

Simplificando, carboidratos complexos fornecem os benefícios necessários para promover a saúde geral interna e externa.

 

Alguns exemplos de carboidratos complexos

A lista a seguir inclui alguns carboidratos complexos saudáveis ​​que você definitivamente deve comer mais.

• Quinoa

• Aveia

• Brócolis

• Aveia

• Espinafre

• Arroz castanho

• Pepinos

• Ervilhas

• Espargos

• Feijões

• Leite de soja

• Pães integrais

 

Carboidratos Simples para Evitar

Evite ou limite os seguintes carboidratos simples. Sua saúde e cintura agradecerão.

• Açúcar

• carboidratos brancos – arroz, pão, macarrão

• Batatas – tecnicamente um carboidrato complexo, são tratadas como carboidratos simples em seu corpo

• Sobremesas, pastelarias

• Xaropes artificiais

• Doces e biscoitos

• Soda e bebidas energéticas

 

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Professor José Passos

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