Brócolis: O super  Superfood!

Brócolis: O super  Superfood!

 

O brócolis é um membro da família de vegetais cruciferantes, que também inclui repolho, couve-flor e agrião entre outras coisas.

 

Todos os vegetais cruciferos são altamente recomendados pelo seu valor nutricional, mas nenhum mais do que o brócolis.

 

Você poderia fazer pior do que incluir mais deste vegetal verde em sua dieta, e este artigo irá mostrar o porquê.

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Para ter uma ideia do conteúdo nutricional dos brócolis, veja a lista: Vitamina C, Vitamina A, Vitamina K, Ácido Fólico, Manganês, Fibra Dietética, Potássio, Vitamina B6, Vitamina B2, Vitamina B5, Magnésio, Cálcio, Colina, Vitamina B1, Ferro e Selênio.

 

Esta lista de 16 nutrientes diferentes nem sequer cobre tudo o que o brócolis contém! Brócolis tem uma das maiores proporções de nutrientes de qualquer vegetal.

 

Mas, para entender exatamente o que torna o brócolis bom para nós, é importante saber o que alguns desses nutrientes fazem.

 

Aqui estão algumas informações sobre nutrientes em que o brócolis é mais rico.

 

Vitamina C: 1 xícara de brócolis contém o seu requerimento diário completo de vitamina C.

 

A vitamina C é necessária para o bom funcionamento de uma série de enzimas no corpo.

 

É também um antioxidante, apoia o sistema imunológico e é um anti-histamínico natural.

 

Vitamina A: A vitamina A é importante para a visão saudável, o sistema imunológico e para manter a boa condição da pele.

 

É especialmente importante para as mulheres grávidas manter níveis suficientes, embora (importante), não excesso, de vitamina A.

 

Vitamina K: Esta vitamina é importante para a coagulação do sangue: a proteção natural do corpo contra o excesso de perda de sangue através da coagulação. Também ajuda a manter os ossos saudáveis.

 

Ácido fólico: o ácido fólico é particularmente importante para as mulheres grávidas, e é conhecido por reduzir a taxa de defeitos congênitos.

 

Também é importante para a saúde psicológica e é pensado para ajudar na prevenção de acidentes vasculares cerebrais.

 

Para aproveitar ao máximo seu brócolis, é melhor não cozinhar demais, pois isso matará muito seu valor nutricional.

 

Evitar isso é fácil: simplesmente certifique-se de que seu brócolis ainda esteja crocante quando você o serve.

 

Se você costuma ferver seu brócolis, faça apenas por 2 ou 3 minutos.

 

Alternativamente, você pode levemente vapor ou fritar seu brócolis, ou comê-lo cru com um mergulho como o hummus.

 

No entanto, você escolhe cozinhar seu brócolis, comendo muito é uma excelente maneira de melhorar sua dieta e fornecer seu corpo com a nutrição que ele precisa.

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Professor José Passos

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